Palazzo Te é uma esplêndida villa renascentista localizada na zona sul da cidade de Mântua, na Lombardia. Construída entre 1524 e 1534 por encomenda do Marquês de Mântua Federico II Gonzaga, é a obra mais famosa do arquiteto e pintor italiano Giulio Romano. Destinado ao lazer da querida Isabella Boschetti, a compromissos institucionais e a ocasiões representativas, foi construído onde antes ficavam as cavalariças do pai de Federico Gonzaga, Francesco II.
Qual é a origem do seu nome ?
Foi construído numa pequena ilha chamada Tejeto desde a Idade Média, talvez do latim tilietum, lugar das tílias, e depois abreviado para TE, que hoje não existe mais
Isabella Boschetti, a querida do Marquês de Mântua Federico II Gonzaga era uma entusiasta do chá, (tè em italiano) que adorava saboreá-lo todos os dias no Palácio, com cerimônias requintadas e convites reservados aos nobres locais.
Com o passar dos anos, tornou-se o diminutivo de TEGO, do latim esconder, esconder, pois numa ala escondida, o Palácio esconde um belo jardim secreto, local de encontros românticos entre o Marquês e a sua amada.